Artigo

Primeiro dia do filho na escola

primeiro-dia-na-escola.jpg Brandxpictures/thinkstock

Quando as férias vão acabando, começa a ansiedade para o primeiro dia do filho na escola, principalmente se for a primeira vez que ele estiver indo às aulas e que irá conviver com mais pequenos. Assim, é comum as mães ficarem preocupadas por deixarem eles lá por muito tempo e hoje vamos ajudar com alguns conselhos.

Para as crianças, esse período é maravilhoso: rever os amiguinhos, aprender coisas novas e brincar bastante. Mas para os pais há muito mais por trás disso e vamos dar algumas dicas. Aliás, viram nosso especial com a mochila perfeita para escola e não machucar costas da criançada?

Dicas para o primeiro dia na escola

primeiro-dia-na-escola-1.jpg Digital Vision/thinkstock

É importante mostrar para os filhos segurança, afinal será tudo novo para ele e normal que chore, queira ir embora e não goste nos primeiros dias. E isso vale para as mamães de primeira viagem que vão deixa-los pela primeira vez na escola: chorar de saudades ou sentir saudades é normal, mas deixe isso só para os pequenos, não demonstre tristeza, ok?

Outra dica essencial é ter certeza quanto a proteção da escola. Verificar se é um lugar confiável e como é a conduta com os alunos é essencial para te deixar tranquila e manter seu filho em boas mãos.

Deixar o filho levar um brinquedo no primeiro dia pode fazê-lo mais desinibidos quanto ao ambiente diferente. É fundamental também ir preparando as crianças antes do período, como colocá-las para brincar no horário de aula e dormi em horários que elas consigam descansar o suficiente.

Não se atrasar para pegar os filhos na escola é outro ponto muito importante para se destacar. Muitos pais acham que não há problema ou algumas vezes precisam, mas é imprescindível não se atrasar nas primeiras duas semanas para não deixar os pequenos sozinhos e achando que foram esquecidos nessa fase de adaptação.

Perguntar como foi o dia, sentar para acompanhar a lição e mostrar aos filhos que se importam é algo que pode confortar ainda mais nesse momento, sem deixar de brincar com ele nos momentos livres.

O que acharam das nossas dicas para o primeiro dia de aula?  

imagem de Beatriz Piovesan
Publicado por: Beatriz Piovesan

0 ComentáriosComentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.